Capa site-47.png

Combate às Fake News na área da saúde

O HACKATHON_

Com um grande número de informações falsas circulando na Internet, nos encontramos em um contexto em que é difícil saber se determinado conteúdo é verdadeiro ou falso. Segundo um estudo, “Iceberg digital”, desenvolvido pela Kaspersky, 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa.

Em sua terceira edição, o Hackathon Data Science Visagio buscará entender como os dados podem ajudar no combate às fake news na área da saúde.

Confira como você pode participar em nosso regulamento!

FAKE NEWS NO BRASIL_

43%

da informação das pessoas vêm de aplicativos de mensagens.

58%

das pessoas se acham capazes de averiguar uma fake news.

62%

dos brasileiros já acreditaram em alguma notícia falsa.

48,3%

das notícias falsas vêm do Sudeste.

ETAPAS_

01 | Inscrições individuais

O primeiro passo para poder embarcar neste desafio. Essa é uma etapa muito importante e você leva menos de 5 minutos! Não deixe para a última hora!

Inscrições até o dia 02/12/2020.

Clique aqui e inscreva-se!

02 | Formação das equipes

Após realizar a sua inscrição individual, você deverá formar uma equipe de no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) participantes e preencher o formulário com as informações do time. 

Caso ainda não tenha um time formado, aproveite o nosso canal no Discord para conhecer os outros participantes e montá-lo.

Clique aqui para cadastrar a sua equipe.

Atenção: O Participante que não estiver vinculado a nenhum time ao final do período de formação de equipes será automaticamente desclassificado da competição.

03 | Live

Todos os inscritos são convidados a participar do webinar sobre Inteligência Artificial na Luta Contra as Fake News ministrada pelo professor Anderson Rocha.

  • Data: 01/12/2020

  • Horário: das 19h às 20h30.

Inscreva-se!

04 | Desenvolvimento

Serão 02 dias de muita troca e questionamentos entre você e sua equipe para pensar, estruturar e desenvolver a apresentação do projeto final de vocês!

 

  • Início: 4/12 às 17h

  • Término: 6/12 até às 23h59
     

Entregas: 

  1. Apresentação em PDF (Confira no regulamento os itens obrigatórios);

  2. Pitch em vídeo de até 3 minutos contextualizando o problema e apresentando a solução;

  3. Link para o GitHub (caso tenham desenvolvido um protótipo).

05 | Monitorias

Durante o período do Hackathon, serão disponibilizados turnos de mentorias nos quais você poderá reservar um horário para tirar dúvidas!

06 | Envio das soluções

Dia: 06/12 - Envio da solução até às 23h59

A PREMIAÇÃO_

Cada integrante da equipe vencedora ganhará um headphone JBL bluetooth.

*Imagem meramente ilustrativa

Perguntas frequentes_

Não tenho experiência com Data Science, mas tenho interesse. Posso participar do Hackathon?


Com certeza! O intuito do evento é também fomentar a troca de conhecimento e busca de novos aprendizados. O evento também contará com monitores que ajudarão os participantes no desenvolvimento. Não deixe de participar, independentemente da sua formação ou experiência prévia!




Como consigo inscrever a minha equipe?


Primeiramente todos os participantes deverão se inscrever individualmente. Depois da formação da equipe (oportunidade de conhecer novas pessoas 😃) um único integrante deverá preencher o Formulário de Equipes disponibilizado pela organização do evento. Clique aqui para acessá-lo!




Até quando vão as inscrições?


As inscrições se encerram no dia 02/12, mas não deixe para a última hora 😉




Precisamos pagar alguma taxa de inscrição?


Não, o Hackathon Visagio é um evento gratuito 😉




Como devo organizar minha equipe?


Forme um time de 2 a 4 participantes. Recomendamos montar times com diversas habilidades, como Business, Analytics, UX/UI, Marketing, etc. Aproveite o canal do Discord para conhecer novas pessoas com tais skills!




Os projetos que eu desenvolver junto com meu time são de propriedade da Visagio?


Não! A Visagio não terá propriedade sobre qualquer material produzido no Hackathon pelos participantes, salvo casos de materiais divulgados e compartilhados pela própria Visagio. Fique atento quanto ao uso de materiais de direitos autorais de terceiros, neste caso é necessária autorização de uso!




Haverá certificado de participação?


Sim! Os participantes que submeterem a solução ganharão um certificado de participação.




Quais serão as etapas do Hackathon?


O Hackathon será composto de uma única etapa online!




A inscrição garante vaga no evento?


Quase! Lembre-se que é necessário formar uma equipe para poder participar.




Sua dúvida não foi esclarecida?


Procure a informação no regulamento ou entre em contato com a organização, enviando um e-mail para hackathon@visagio.com ou direto pelo canal do Discord.




Maratona? Quanto tempo durará o evento?


O Hackathon será realizado das 17h00 do dia (04/12) - sexta-feira e o prazo máximo de submissão será às 23h59 do dia (06/12).





 
marjanblan-794QUz5-cso-unsplash%20(1)_ed

INSCREVA-SE_

Clique aqui e realize
a sua inscrição individual.

Clique aqui para acessar o nosso canal no Discord

Clique aqui e realize
a inscrição da sua equipe

REGULAMENTO_

Cláusula I - Objetivo


O Visagio Hackathon é um concurso cultural, de caráter educacional, promovido pela Visagio, sem subordinação a qualquer modalidade de pagamento pelos participantes e tem como objetivo:

  1. Estimular o aprendizado;
  2. Desenvolver habilidades analíticas e de comunicação eficaz;
  3. Desenvolver o entendimento do papel de um consultor no desenvolvimento sustentável de soluções;
  4. Difundir conhecimento acerca das Fake News e seus impactos na Saúde.
O evento será realizado em uma única etapa online. Durante o evento, o grupo deverá submeter os seguintes entregáveis: I. Apresentação PDF (obirgatório):
  • Abordagem do problema a ser solucionado;
  • Apresentação da solução;
  • Detalhamento técnico do protótipo;
  • Resultados/Conclusões.
II. Pitch em vídeo de até 3 minutos contextualizando o problema e apresentando a solução (obrigatório) III. Link para o GitHub (caso tenham desenvolvido um protótipo)




Cláusula II - Participantes


§ 1º Os participantes deverão se inscrever individualmente, todos atendendo aos critérios previstos neste Regulamento; § 2º Os participantes deverão formar equipes de 2 a 4 integrantes utilizando do Formulário de Criação de Equipes, disponibilizado durante o evento, devendo ser respondido por somente UM dos integrantes da equipe; § 3º Todos os participantes da equipe devem estar individualmente inscritos no Hackathon; § 4º A equipe final deverá ser formalizada até o dia 03/12; § 5º Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe. § 6º Será permitida a substituição, a inclusão ou a exclusão de participantes enquanto o período de inscrições estiver aberto, desde que sejam respeitados o número máximo e mínimo de integrantes na equipe. Caso necessário a alteração, a equipe deverá entrar em contato diretamente com a organização do evento;




Cláusula III - Características do Hackathon


O Hackathon será composto por uma única etapa online, realizada com o auxílio de algumas plataformas. A sequência de eventos é descrita a seguir: Inscrição As inscrições serão aceitas do dia 02/11/2020 até às 23h59 do dia 02/12/2020; Live Introdutória Os participantes são convidados a assistir uma live onde são apresentadas informações importantes como informações institucionais da Visagio além de uma apresentação mais detalhada do tema do Hackathon e cronograma do evento. Haverá também um espaço para perguntas. Live Palestra Especialista Todos os inscritos são convidados a participar do webinar que acontecerá no dia 01/12/2020 das 19h às 20h30. Título da Palestra: Inteligência Artificial na Luta Contra as Fake News O Hackathon § 1º Nesta etapa, as equipes inscritas receberão as bases de dados por e-mail até o dia 04/12/2020, às 17h. As equipes poderão iniciar a formulação da solução a partir deste momento até o envio da solução às 23h59 do dia 06/12/2020; § 3º O envio dos códigos criados, apresentação em PDF e vídeo do pitch da equipe deve ocorrer até o dia 06/12/2020 às 23h59; § 4º Todas as equipes deverão enviar a versão final do material e pitch no formato PDF e mp4, respectivamente, juntamente ao link para GitHub, caso seja desenvolvido protótipo, no Formulário de Entregas informado pela organização; § 5º É obrigatório o envio do Pitch em vídeo de no máximo 3 minutos e da Apresentação em PDF (recomendamos no máximo 10 slides). As equipes que não cumprirem este requisito serão desclassificadas do Visagio Hackathon. Monitorias § 1º No dia seguinte ao início do Hackathon até a data de seu término, ou seja, entre os dias 05 e 06 de Dezembro, haverá uma equipe de consultores disposta a auxiliar as equipes com monitorias § 2º As monitorias acontecem com agendamento prévio de 1h entre às 8h e 20h dos dias anteriormente citados. § 3º Na monitoria é obrigatória a participação de todos os membros da equipe. As conversas terão duração de no máximo 1 hora e deverão ser agendadas via plataforma Discord. § 4º Não haverá um número fixo ou horários específicos para as monitorias, por isso contamos com a colaboração e compreensão de todos quanto à disponibilidade de consultores. Avaliação das soluções § 1º A avaliação das equipes e das entregas serão pautadas nos seguintes critérios: Problema:

  1. Profundidade na definição do problema;
  2. Relevância do problema escolhido;
  3. Escolha do problema suportada por dados e pesquisas.
Solução:
  1. Criatividade e disrupção da solução;
  2. Aplicabilidade da solução desenvolvida;
  3. Escalabilidade;
  4. Amadurecimento do Protótipo e/ou Mockup funcional (qualidade e avanço do desenvolvimento);
  5. Potencial de impacto da solução quanto aos problemas pertinentes ao tema.
Live de Divulgação dos Resultados § 1º O resultado final definido pela banca avaliadora será divulgado via videoconferência no Zoom às 19h do dia 14/12/2020; § 2º Esta etapa tem como objetivo anunciar as duas melhores equipes participantes do Visagio Hackathon; § 3º A avaliação das equipes ficará a cargo da banca avaliadora definida pela comissão organizadora do Visagio Hackathon.




Cláusula IV - Propriedade Intelectual


§ 1º Toda e qualquer submissão, tais como apresentação, protótipo, vídeo, ferramenta (“Material”) são propriedade intelectual da equipe responsável pelo seu desenvolvimento; § 2º Ao realizar a submissão dos entregáveis, a equipe participante declara que: I. Todos os Materiais são de autoria própria da equipe, ou II. A equipe possui autorização para publicar o Material e conceder ao Visagio Hackathon as mesmas autorizações; § 3º Ao participar do Visagio Hackathon, o participante concede a licença e direito de publicação, divulgação, distribuição e exibição do Material para fins promocionais e de marketing. O participante declara também que não receberá pagamento algum por estas ações, mantendo os devidos créditos pelo uso do conteúdo no Visagio Hackathon; § 4º O participante garante que é o único autor e proprietário dos direitos autorais do Material, declarando também que o Material é trabalho original dos participantes da equipe. Dessa forma, o participante afirma que: I. Ele(a) adquiriu direitos autorais para utilizar e autorizar terceiros ao uso do Material, conforme especificado na Cláusula IV, § 2º, e II. O Material não viola direitos autorais ou quaisquer outros direitos de terceiros.




Cláusula V - Premiação


§ 1º Cada integrante da equipe vencedora terá direito a um fone de ouvido bluetooth JBL Tune 500BT mais o livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”; § 2º Cada integrante da equipe vice campeã (segundo lugar) receberá o livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”; § 3º Os prêmios serão entregues após a data de encerramento do evento no endereço informado por cada participante das equipes vencedoras (o tempo de entrega das premiações pode variar de acordo com a disponibilidade da distribuidora e das premiações); § 4º Todos os participantes que chegarem até a etapa final receberão um certificado digital de participação do “Visagio Hackathon 2020”.




Cláusula VI - Comunicação


§ 1º As datas e horários de realização de cada uma das atividades do Visagio Hackathon estão presentes neste documento e serão divulgadas via e-mail dos participantes e no site www.visagiotalentos.com.br, e estarão sempre referenciadas ao horário de Brasília. § 2º Será disponibilizado um canal de comunicação para os participantes na plataforma Discord, ferramenta gratuita e disponível em versão mobile, web e desktop. I. O canal será utilizado para recados e avisos importantes antes, durante e após a realização do evento; II. Será permitido a interação dos participantes para fins de fóruns, dúvidas e compartilhamento de ideias e opiniões; III. Imediatamente após o ingresso no canal, é de responsabilidade do participante a leitura e cumprimento do regulamento exclusivo do chat, ficando sujeito às punições cabíveis caso descumpra o regulamento. § 3º Todas informações adicionais sobre a competição/concurso serão enviadas por e-mail e também comunicadas no canal do Discord, tornando cada membro responsável por disseminar a informação a todos integrantes de sua equipe; § 4º As equipes deverão manter acesso contínuo ao site do Visagio Hackathon, aos e-mails e ao canal do Discord, antes, durante e após o evento para eventuais informações de premiação.




Cláusula VII – Direito de Imagem


O inscrito/participante no presente evento, autoriza a titulo gratuito, a captação, fixação e utilização do seu nome bem como sua imagem e voz para serem inseridos e utilizados em campanhas promocionais e/ou institucionais do evento, no Brasil e/ou no exterior, através de todos e quaisquer meios de comunicação ao público em todas as suas modalidades.

O inscrito/participante declara, em caráter irrevogável e irretratável, estar ciente e de acordo com o uso comercial, direto e indireto (publicidade, por exemplo), do material captado no evento, nada havendo a ser reclamado a título de direitos conexos à sua imagem ou a qualquer outro.




Cláusula VIII – Disposições Gerais


§ 1º Será de responsabilidade exclusiva das equipes o acompanhamento das datas e horários de realização de cada atividade, a serem divulgadas no site do Visagio Hackathon e nas redes sociais da Visagio. § 2º Apesar de toda a comunicação oficial ocorrer pelo Discord e por e-mail, em casos excepcionais a coordenação poderá utilizar outro meio de comunicação como telefone; § 3º Será vedada a participação no Concurso de qualquer empregado, estagiário ou terceirizado que mantenha vínculo profissional com a Visagio Consultoria Assessoria Desenvolvimento LTDA; § 4º Os casos omissos não previstos neste Regulamento serão julgados pela Organização do Visagio Hackathon.